sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

DICAS PARA TRAZER CRIANÇAS PARA O CULTO INFANTIL

Como convidar e trazer crianças para o Culto Infantil?
FONTE: CURSO IGREJA DA GRAÇA

Algumas dicas:

Não faça um discurso nem ameaças. Evite impor muitas regras (ex. têm q vir todo o domingo; se faltar uma aula perde pontos, etc..).
Use 'reforço positivo': quem vem ganha uma estrelinha numa cartela, por exemplo, e no final de tanto tempo, podem trocar as estrelinhas por um brinde ou uma actividade especial; faça um quadro do "aluno do mês" para colocar os nomes e/ou fotos daqueles que vieram a mais de 50% ou 70% dos encontros no mês anterior (comece com um alvo baixo e vá aumentando aos poucos até o quadro ser exclusivo dos que vem a mais de 90%). Faça pequenas apresentações das crianças nos cultos (homenagem ao Dia das Mães, ao Dia dos Pais, etc..) isso costuma motivar as famílias a vir; mas seja comedido, se fizer toda semana "gasta".
Aprenda os nomes das pessoas: Se apresente. Convide, converse pessoalmente com os pais, procure conhecer as crianças e conversar com elas: comece por aprender o nome de cada um.

Faça algumas actividades "para familia" Por exemplo, convide os pais a virem com os filhos para um almoço especial só deles ou faça uma atividade de arte para todos juntos (pode ser colagem, pintura, etc..). Uma parte do problema pode ser que os pais não conhecem os professores da ED e não confiam que estas pessoas vão cuidar bem de seus filhos. Se você se apresenta e também aos outros outros professores, convida para verem a sala ou participar da ED com as crianças, você ajuda a tranquiliza-los.

Comece! Com três ou quatro alunos mesmo. É difícil trabalhar com grupo tão pequeno, mas faça um bom trabalho e a propaganda boca a boca se encarregará de trazer mais alunos.
Promova amizade: Faça jogos e brincadeiras para as pessoas se conhecerem e fazerem amigos; é muito mais facil voltar a um lugar onde você sabe que vai encontrar aquela pessoa com quem você pode conversar ou brincar. Dê um tempo para o pessoal confraternizar: um cafezinho ou um copo de suco são o suficiente para incentivar o pessoal a ficar mais uns minutos e bater um papo. Tenha alguns ajudantes, pessoas que vão ficar de olho naqueles que estão se sentindo meio inseguros ou constrangidos. Cabe a estes ajudantes se aproximarem, conversarem, apresentarem uns aos outros.

Não desanime É super difícil manter a motivação quando o grupo é pequeno, as pessoas não vêm, não há compromisso. Mas, desânimo é contagiante. A boa notícia é que empolgação e força de vontade também são contagiantes. Se você tem alegria genuína pelo trabalho que está fazendo as pessoas vão perceber e aos poucos se enganjar também.
Ore, ore, ore Deus te abençoará.

10 comentários:

raquel disse...

boa ideia de colocar essa pagina na netobrigada Deus te abençoe

Raquel Cruz disse...

Gostei das dicas. Iniciei como professora da ED no dia 08/02/2009 nesse dia so veio uma criança para a ED,no dia 15/02 veio três crianças, depois veio o Carnaval, paramos, agora no dia 1º de março três crianças e espero em Deus que no próximo domingo tenha mais crianças para honra e glória do meu Deus.Estou fazendo propaganda, falando com os pais, mesmo assim com poucas crianças estou gostando muito e muito animada.

DS Doces Finos e Tradicionais disse...

oi eu queria tirar uma duvida estou montando meu blog agora e quero colocar estes negocios de data....comente... de bichinho ai do lado como o de vcs...e não estou conseguindo fazer isso como eu faço pode me ajudar??

sandra disse...

gostei das dicas e vou tomar cm exemplo pois minhas crianças estão um pouco desaminadas,mas tenho fé q vou conseguir ore por mim pra q assim eu possa a cada dia fazer aquilo q o Senhor quiser..Deus abençoe a todos

Srtª. Velly Santana' disse...

Que dicas maravilhosas...
me ajudou muitooooo...
Deus te abençoe a cada dia...
bjxx e muitoooo Obrigada

ANOTAÇÕES DA BÍBLIA disse...

GOSTEI TANTO DO SEU BLOG QUE ATÉ ESTOU SEGUINDO!!!NILZA CARDOSO

Marcela Cris disse...

Obrigada pelas dicas, acabei de vir da igreja e estava triste pois a quantidade de crianças que convido da minha rua diminuiu. Ao ler a postagem e confortou e sei que não posso desanimar. Bjs.
Meu blog: Cristãos Kids. Faz uma visitinha, tá?

Unknown disse...

adorei a dica to um pouco com medo .pois to começando agora ja trabalhei com adolescenter e jovens mais agora vou trabalhar com juniores. obrigado Deus abençoe

Unknown disse...

wueroreceber dicas de ; como trabalhar com juniores

Vanessa Levita disse...

Gostei muito das Dicas Deus venha te abençoar mais e ajudar a quem precisa de dicas na obra de Deus