sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

IMPORTÂNCIA DO CULTO INFANTIL

FONTE: PROF.IZA

Introdução
Você já parou para pensar o que vem a ser Culto Infantil? Para respondermos a essa questão, primeiramente precisamos pensar no significado da palavra "culto".

Segundo o dicionário Aurélio, culto significa: "adoração ou homenagem à divindade". A Bíblia usa a palavra culto para se referir tanto ao culto ao único e verdadeiro Deus, como também a deuses falsos e imagens de esculturas (Ex 20:5).

Para nós cristãos, culto é serviço da nossa alma ao nosso Deus. Pensando dessa forma, será que cremos realmente que crianças podem cultuar a Deus?

"Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! (Mt 18:10-NTLH)

É claro que as crianças podem e oferecem culto genuíno a Deus. Por isso, precisamos ter cuidado para não desprezá-las. Não usem nunca a palavra "cultinho" para se referir ao culto infantil, pois elas não oferecem culto menor que os adultos.

Um fato importante que devemos observar é que as crianças estavam presentes nas principais celebrações do povo de Israel (Js 8:35, 2 Cr 20:13, Ne 12:43). Elas louvaram a Jesus em sua entrada triunfal em Jerusalém (Mt 21:15). Com isso concluímos que as crianças tem lugar importante no culto a Deus.

Culto = Escola Bíblica Dominical? Não! O culto é diferente da Escola Dominical, como o próprio nome diz, é uma escola onde a criança irá estudar e aprender sobre Deus e Sua Palavra. No culto infantil, ela cultua a Deus, ela apresenta todo o seu ser ao Senhor em atitude de adoração. É claro que também há estudo e aprendizagem, porém a ênfase é dada na adoração e no culto a Deus.

1. Liturgia do culto infantil

Tendo a visão correta do que é o culto infantil, precisamos planejá-lo e organizá-lo de maneira que levemos as crianças a terem comunhão com Deus através da oração, do ensino da Palavra, do louvor e de outras atividades onde vivenciem a verdadeira adoração.

Para atingir esses propósitos, precisamos dar atenção especial à liturgia do culto infantil.

O culto deve ser adequado à liturgia e à idade das crianças, e deve ter:


1.1 Oração
Durante o culto deve-se designar tempo especial à oração. Oração é a nossa conversa com Deus e pode ser: de adoração (exaltar o caráter de Deus), confissão, gratidão, petição e intercessão. É muito importante variar os métodos de oração. Por exemplo, pode-se fazer cadernetas, murais, cartões, amigos secretos de oração, fichas de diversos modelos, etc.

1.2 Leitura da Bíblia
A leitura deve ser de acordo com o objetivo a ser atingido no culto, sempre com textos curtos e simples de maneira que as crianças possam acompanhar e entender a leitura. Também se deve fazer a leitura de forma diversificada. Por exemplo: lida somente pelos meninos, pelas meninas, leitura alternada, etc. Nunca deixe de usar a Bíblia no culto infantil (grifo meu). Procure também utilizar cartazes, painés grandes e coloridos para fixação da mensagem do Grupo "maiores".

1.3 Mensagem
É a forma da aplicação da Palavra, quando ouvimos o que Deus tem a nos dizer. Deve ser ministrada de forma dinâmica e diversificada. Nessa hora, o dirigente deve ser criativo pra atrair a atenção da criança.

1.4 Música
Não use esse momento como um passatempo, frise sobre louvor e adoração a Deus. Use cânticos apropriados à idade das crianças e que contenham mensagens relevantes.

1.5 Atividade complementar
São atividades com diversas finalidades e objetivos como: ofertas, testemunhos, concursos, apresentações especiais, aconselhamento, etc.

1.6 Atividades de integração com a Igreja
Sugerimos que uma vez por mês as crianças participem do culto com os adultos. Nesses momentos pode haver participação especial das crianças, como: música, leitura da Bíblia, versículos memorizados, dramatizações, etc.

1.7 Atividade de integração com os pais
Ter no programa do culto infantil atividades que incentivem os pais a fazerem o culto doméstico. Planeje atividades semanais para que as crianças façam com os pais. Organize algumas reuniões com o objetivo de mostrar a importância dessas atividades.

* É muito importante que as crianças recebam atividades para serem feitas com a família, reforçando a mensagem do culto. As crianças normalmente gostam de contarem aos pais as historinhas que ouviram. Estimule também aos pais a se envolveram nessas atividades extra-culto. (grifo meu)

1.8 Atividades de fixação e verificação do ensino
É de extrema importância ter uma atividade em que o professor possa reforçar o ensino e também verificar se os seus objetivos foram alcançados. Essas atividades podem ser em forma de concursos, dinâmicas, brincadeiras, dramatizações, etc.



2. Como organizar o culto infantil na sua Igreja

2.1 Faça a divisão das crianças por faixa etária

Sugerimos:

Berçário - 0 a 1 anos
Maternal - 2 a 3 anos
Grupo de crianças menores - 4 a 6 anos
Grupo de crianças maiores - 7 a 10 anos

Esses grupos podem variar de acordo com o número de crianças que freqüentam a Igreja. Se não houver muitas crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, você pode fazer apenas um grupo e usar o material mais apropriado à maioria das crianças ou se ao contrário, sua igreja possui um grande número de crianças, você pode subdividir os grupos.

2.2 Forme um equipe

a. Procure pessoas que:

sejam vocacionadas para o trabalho com crianças;
tenham disponibilidade para trabalhar com crianças pelo menos durante um quadrimestre. Não é interessante que se mude o dirigente a cada domingo, pois ele não formará vínculo com as crianças e não terá uma visão geral do que está sendo ensinado, nem poderá traçar objetivos em longo prazo;
estejam dispostas a aprender sempre.

b. A equipe deve ser composta por:

Coordenador
Programa a escala dos dirigentes e auxiliares para todo o ano.
Organiza o material que será utilizado
Promove reuniões com toda a equipe para traçar objetivos e para avaliação do trabalho desenvolvido.

Dirigente (1 ou 2 para cada faixa etária)
Divide os trabalhos e programa os cultos com a equipe.
Coordena e orienta as tarefas dos auxiliares.
Dirige o culto.

Auxiliar
Ajuda na disciplina.
Ajuda nos cânticos.
Ajuda nos trabalhos e atividades de fixação do ensino.

Músico
Acompanha o período de louvor, tocando algum instrumento ou apenas dirigindo os cânticos.
Ensina novos cânticos.

É muito importante que essa equipe sempre se reúna para orar, compartilhar bênçãos, necessidades e dificuldades do trabalho.

2.3 Adote um material de qualidade

Você pode criar o seu próprio currículo, planejando os temas que serão abordados durante todo o ano e buscando materiais existentes no mercado que o auxiliem na abordagem desse currículo.



Conclusão
No culto infantil a criança deve ser sempre incentivada para que ore, leia a Bíblia, aprenda e adore ao único e verdadeiro Deus.

24 comentários:

Andresa Bispo disse...

Parabéns!!!!!!!!
Este é um ótimo blog, alías um dos mais completos, em relação a didática de como fazer bem um culto infantil. Consegui tirar todas minhas dúvidas, que Deus possa retribuir em dobro as maravilhas Dele nas vossas vidas. obrigaduuuuuu

Raquel Cruz disse...

AMEI O BLOG! Gostei muito "de como fazer bem um culto infantil."Estou iniciando agora no ministério infantil da minha igreja e estava um pouco perdida nesse novo departamento. Obrigada e Deus lhe abençõe!. Fica na Paz!

Edi disse...

Parabens.... Aproveitei muitas dicas. Mas onde encontro " Mensagens para Culto infantil"

Cione disse...

Cione

Muito show Parabens!!
Este blog é perfeito amei muito msm, ele me ajudou demais a minha situação é a msm da Raquel Cruz,eu estou iniciando agora com crianças e estava totalmente perdida,com a Ajuda de Deus e com essa dica da Arca da Garotada,tenho certeza que vai dar tudo certo, beijos e fiquem na paz do senhor!!

Unknown disse...

Gostei muito das orientações mas gostaria de saber como fazer um culto infantil para crianças menores de 3 anos pois, na igreja onde congrego, a faixa etária da maioria é essa e não temos nenhum trabalho desse tipo. Somos poucos obreiros, como fazer então?
Muito obrigada, Deus abençoe!!

Arca da Garotada disse...

OLÁ JU HELENA...
EU TENTEI IR EM SEU BLOG,MAS NÃO CONSEGUI.EU SEMPRE DIGO QUE ESSA FAIXA DE BERÇÁRIO É UMA DAS MELHORES.VOU LHE EXPLICAR PORQUE: É ESTRITAMENTE NECESSÁRIO QUE AS MÃES PARTICIPEM.EM NOSSA IGREJA COMEÇAMOS COM A TURMA ONDE AS PROFESSORAS ERAM AS PRÓPRIAS MÃES,DAÍ HOJE 3 ESTÃO COM A TURMA INFANTIL COM OS FILHOS JÁ CRESCIDOS.AGORA VOU LHE DAR DICAS PARA UM CULTO PARA BERÇÁRIO.
ESCOLHA UM TEMA BEM LIGHT E CONTE-O COM UNS FANTOCHES BEM ALEGRES.DEPOIS CANTE MÚSICAS INFANTIS EM RODA COM OS MESMOS NOS COLOS.CADA MÃE TRAZ E PARTICIPA JUNTO COM OS PEQUENINOS,DEPOIS DISTRIBUA DESENHOS DE ACORDO COM O TEMA PRA QUE ELES PINTEM.UM CULTO PARA BERÇÁRIO TEM QUE SER RÁPIDO E BEM DESCONTRAÍDO.COM MUITA PARTICIPAÇÃO DOS PEQUENOS.ESPERO QUE TENHA AJUDADO..QUALQUER DÚVIDA,ESTAMOS A DISPOSIÇÃO.

Andrelle disse...

Amei o blog em todos os aspectos. Gostaria de sugerir que já que estamos próximo do natal de vcs colocarem algunha liturgia, peças ou dicas de cantatas infantil.
Um super beijo!!!
E que Deus os abençoe sempreeeeeeee!!!!!1

geraçãodavi disse...

ola,graça e paz!!amei o blog mt mt lindo...
gostaria de algumas dicas para deixar o nosso mais legal assim como o de vcs...
visitem e comente por favorrr
http://redecrianas-geracaodavi.blogspot.com/

um grande abraço e shalonn

Unknown disse...

A Paz e Graça, parabéns pelo blog! Consegui tirar todas as minhas dúvidas e ter uma base de criatividade p trabalhar com as crianças que frequentam a minha Igreja. Que o Senhor abençoe a todos. Fiquem com Deus!!!!

S2 Moreninha..... disse...

Parabéns!!!!eu não somente amei este blog como ele me ajudou muito.Eu tenho 17 anos e sou professora das crianças na E.B.D. pela primeira vez e teremos cultos com elas.
foi muito importante para mim.Obrigada e que Deus te ilumine cada vez mais.Fique na paz de Cristo amém!

Unknown disse...

parabens,muito bom o blog bem explicado.fikem na paz

Gisely disse...

Ola!!!estou iniciando agora e estou com dificuldades, há poucas crianças em minha igreja e de varias idades de 3 a 10 anos,os maiores não obedecem , dão risada nas oraçoes e não querem participar das demais atividades...o que devo fazer ????falar com os pais ou retirar do culto,ja que prejudicam todo o resto das crianças,ja pensei em desistir...mais assumi esse ministerio pra fazer a diferença
por favor me de uma dica

Evislania disse...

A paz,sou a Evislânia e vai fazer um ano q cuido das crianças,a 1ª festinha deles foi agora em Maio.estou muito contente por este privilégio de ensinar as crianças,como não tenho muita experiência,amei as dicaS Q VCS dão vou aplicá-las com minhas crianças.Que Deus continue te abençoando e continuem com este trabalho,pois tem muitas tias como eu q precisam de idéias.

dayhanne disse...

PAZ, QUERIDOS, ADORO CRIANÇAS E GARANTO QUE DEPOIS DE LER ISSO TUDO GOSTO MAIS AINDA,POIS SEI QUE SOU ESCOLHIDA POR DEUS PARA ENSINAR CRIANÇAS E ESSE BLOG ME AJUDOU MUITO.OBRIGADA E PAZ.

ge e ezequias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ge e ezequias disse...

esse blog me ajudou muitíssimo!
Pois tbm trabalho com crianças na minha igreja, e foi muito edificante p mim, que Deus possa abençoar a todos do blog....

Stella Maris disse...

Estou amando navegar por estes blogs abençoados, mas ainda me sinto insegura. Assumi um trabalho no depto. infantil agora por esses dias, e nos dias de culto recolhemos as crianças para uma sala, ainda improvisada, e fico com os pequenininhos (2 a 4,5 anos) e não sei como preparar um culto para eles, pois no domingo já participam da EBD de manhã e reprisamos a aula à noite, mas na semana o trabalho é diferente, e acredito que o ideal seria preparar um culto e não aula, mas não sei nem mesmo por onde começo. Beijos a todas, estes trabalhos são maravilhosos, DEUS lhes abençoe.

Anônimo disse...

Deus abençoe!
Amei este blog. Vou iniciar agora na liderança do ministério infantil da minha igreja, sou professora de escola dominical e lidero um grupo de danças de juniores, sou intercessora, mas liderança do ministério infantil é muita responsabilidade e quero fazer tudo com excelência para a honra e glória do Senhor, por isso amei seu blog ele é feito com muito excelência e tirei minhas dúvidas sobre o culto infantil, preciso de mensgem para os cultos. Tudo que você puder me ajudar eu te agradeço imensamente.

Deus abençoe em nome de Jesus!
Silvânia - 31-33856980 ou 31-86810827

Anônimo disse...

Aleluia! Que bom encontrei! Vou iniciar na liderança do ministério infantil da minha igreja e culto infantil é o que mais amo, mas não sabia como fazer, e agora aprendi com você, preciso de mensagem pro culto.
Deus os abençoe em nome de Jesus!

Silvânia 31-33856980 ou 31-86810827

(A)Normais disse...

Vc poderia sugerir algum material para culto infantil? Obrigada

berenice disse...

Graça e Paz a todos,amei o blog,pois precisava de ajuda,tirei minhas duvidas,para ajudar na preparação de um culto,onde a msg possa ser levada no coração de criança.Q DEUS nos abençoe.

Unknown disse...

Parabéns!
Amei,pois estou começando na minha casa,com um grupo pequeno de crianças que querem louvar a Deus na igreja.Esta pgina me ajudou muito

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem o bebê

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

Ivone Boechat

Consultora em Educação disse...

ATENÇÃO


“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central. 
A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.

Ivone Boechat