sábado, 13 de setembro de 2008

Alcançando a plenitude do Espírito de Deus
Só podemos ser cheios do Espírito Santo de Deus quando nos esvaziamos de nós mesmos e de nossa humanidade

Como o povo de Israel na época de Gideão, a igreja muitas vezes se esconde em cavernas, enquanto deveria sair e pregar o evangelho.
Por que estamos trancafiados dentro de cavernas? Por que o medo de sair e pregar? A resposta é: porque não nos permitimos estar cheios do Espírito, não estamos vivendo em sua plenitude.
Para sermos cheios do Espírito temos que estar vazios dos nossos próprios recursos, e então poderemos reagir às situações na ousadia que só o Espírito Santo de Deus nos dá e não da forma humana.
As dificuldades na vida do homem o fazem reagir. Vejamos 4 formas humanas de reagir. A primeira está em Mateus 26, foi como Pedro reagiu diante da prisão de Jesus. Após andar 3 anos com o mestre, Pedro ainda não estava cheio do Espírito, ele o negou.
Quando você enfrenta dificuldades, quando é ameaçado naquilo que crê, você foge de testemunhar? Você nega a Jesus? Essa é uma das dificuldades que podemos enfrentar.
Em II Reis 6:15, Eliseu estava vendo o povo de Deus cercado pelos inimigos. Quando seu moço viu a situação, ficou petrificado. Ele não sabia o que fazer. É assim que você reage diante das dificuldades? Apavorado?
Essa reação é perfeitamente humana, natural. Mas Eliseu tinha algo a mais, ele orou e aquele moço pôde enxergar o exército de Deus ao redor do povo. Quando temos o Espírito vemos além das coisas naturais.
Mas existem reações ainda piores, como a de Saul. Em I Samuel 31:2 a 4. Saul havia sido abandonado pelo seu exército e viu o inimigo. Então, em desespero, ele se jogou sobre a própria espada e se matou.
Muitas pessoas procuram a morte por não saberem enfrentar as dificuldades, o desespero toma conta delas. Essa é uma reação humana, mas aquele que está no Senhor não se desespera diante das dificuldades.
Em Números 14:1-3 vemos outro tipo de reação, a de um povo diante de uma dificuldade. Os espias trouxeram notícias desanimadoras a respeito da terra prometida. Lá haviam gigantes, eles tiveram medo.
O povo chorou de medo. O problema para eles era tão grande que milhares de adultos gritaram, choraram e murmuraram contra Moisés, pensaram até em voltar ao Egito. Uma reação normal para quem não está cheio do Espírito.
Às vezes sua posição diante dos problemas faz com eles pareçam maiores do que são. O medo faz com que você negue a Deus, fique petrificado, busque a morte ou chore e murmure como Israel.
Essas são reações humanas, mas não aquilo que Deus espera de nós. Deus quer te encher do Espírito Santo, pois dessa forma você poderá encarar os problemas de outra maneira.
Encontramos reações guiadas pelo Espírito em Daniel 6:16, quando Daniel foi atirado na cova dos leões. Ele nunca deixou de orar ao seu Deus, nem se escondeu pra fazê-lo. Ele não se abalou.
Daniel enfrentou a dificuldade com paz e tranqüilidade pois estava perto de Deus. Essa é a diferença de quem está cheio do Espírito.
Outro exemplo de reações guiadas pelo Espírito está em Atos 16:25. Paulo e Silas estavam presos, haviam sido açoitados, mas ele reagiram louvando a Deus e o carcereiro se converteu.
Em Atos 4:23 a 31 Pedro e João foram presos por causa do evangelho.Quando foram soltos comunicaram à igreja as ameaças que receberam. Como a igreja reagiu? Orando, com fé.
A oração da igreja teve 4 componentes: adoração, reconhecimento das promessas de Deus, menção das coisas que estavam acontecendo e petição.
Quando oramos também devemos entrar na presença de Deus com adoração. Temos que nos fundamentar nas promessas de Deus, o que exige conhecimento da palavra. Quando oramos temos que saber a causa espiritual do problema, de modo que oremos com sabedoria.
A oração da igreja, cheia do Espírito, não foi uma oração covarde. A oração verdadeira é a que ora o que está no coração de Deus, e não no nosso.
Que você possa buscar ser cheio do Espírito no dia de hoje.

Nenhum comentário: