quinta-feira, 4 de setembro de 2008

PROFESSOR, VOCÊ É ÍNTEGRO?

Como você responderia a estas perguntas difíceis?


• Você alguma vez telefonou dizendo que estava doente quando não estava?

• É necessário dizer a um balconista que ele está cobrando menos do que devia?

• Você costuma enfeitar um acontecimento para torna-lo mais interessante?

• Supondo que o governo não tivesse meios de descobrir determinada fonte de renda, é permissível não incluí-la em sua declaração?

• É certo levar uma toalha, sabonete, ou outra “lembrança” de um quarto de hotel ou restaurante, desde que tais coisas foram embutidas no preço?

• É certo dizer “mentiras brancas” quando elas fazem as pessoas se sentirem bem a respeito de si mesmas?


Quando você lida com questões desse tipo, está tratando de assuntos de integridade, idoneidade. O que é integridade?

É retidão, honra, honestidade, probidade, veracidade, bondade, responsabilidade, fidelidade, confiabilidade, sinceridade, É cada uma dessas qualidades e mais ainda.

Integridade é inteireza moral.


Os seus padrões morais fazem parte da sua vida?


Um olhar para os outros membros da família de palavras da integridade pode ajudar-nos a compreender melhor o conceito.

Vejamos íntegro ou integrar, por exemplo.

Íntegro: É um número inteiro em contraste com uma fração; as pessoas integrar possuem inteireza intima, elas não estão divididas por dentro.

Integrar: É tecer ou combinar entidades separadas em um todo ou unidade: Homens, mulheres, meninos e meninas com integridade são indivíduos cujos padrões morais fazem parte da sua vida.

Eles possuem convicções firmes sobre o que é certo e as seguem todo o tempo, em cada aspecto da vida, não importa onde ou com quem estejam. As pessoas íntegras são aquelas cuja vida é caracterizada pela excelência moral.Elas não comprometem seus padrões para obter lucro pessoal (Provérbios 28.6). Por mais que desejam o sucesso financeiro e a aprovação de outros, os homens e mulheres íntegros se recusam a enganar: Não prejudicam um colega para obter o favor do chefe, não mentem a respeito da condição de um carro usado, não fraudam as reclamações de seguro. Irão silenciosa e amorosamente vencendo o constrangimento ou perda.


Você talvez não seja popular, mas obterá confiança.


Tenha como alvo a integridade na sua vida pessoal. A etiqueta de preço pode ser alta, mas trará boas compensações, uma das quais é a confiança. A integridade irá suprir a base firme a qual você pode construir relacionamentos sólidos. Isto nos leva então á questão do ensino de crianças.Como a integridade está ligada ao ensino de crianças? A confiança é um elemento essencial dos relacionamentos sólidos. Só quando os alunos passam a confiar em você, eles vão aceitar o que você tem para transmitir. Como pessoa e como professor íntegro, você deve constantemente mostrar-se digno de confiança.


Integridade no Ensino: Uma Questão de Dizer e Fazer.


Comece dizendo o que você vai fazer. A seguir, não deixe de fazer o que disse. Isso parece simples, mas é na verdade difícil porque há muitas maneiras de “dizer” o que faremos.Ao assumir a responsabilidade de ensinar, você está “dizendo” que vai estudar diligentemente a Bíblia e o material da lição. As lições que você apresenta, os versículos que explica, os jogos que planeja representam o melhor dos seus esforços? Eles mostram que você tem integridade? Aceitar uma classe é também “dizer” que estará presente na hora marcada (e até mais cedo!). É “dizer” que será um bom exemplo para os do seu grupo. É dizer, “Podem contar comigo”. As crianças precisam de adultos com quem possam contar, até mesmo nas pequenas coisas.As crianças aprendem mediante o que ensinamos a elas, mas aprendem muito mais pelo que lhes mostramos. Precisamos honrar até mesmo as menores promessas que fazemos às crianças. Por exemplo, se você prometer aos alunos que terá uma surpresa para eles na próxima semana, não ouse esquecer! Eles estarão esperando ansiosos. E quando você mostra integridade ao cumprir a sua palavra, está ensinando a eles que devem também cumprir a sua palavra.


As Suas Palavras e Atos Estão de Acordo com a Palavra de Deus?


Nossos atos devem estar de acordo com as nossas palavras e também com a palavra de Deus. Peça ao Senhor que o ajude a comportar-se diante dos alunos de maneira agradável a Ele e conforme os princípios que você está ensinando. Se costuma repreender uma criança com facilidade, não espere grandes resultados de uma história sobre como conter o seu gênio. Do mesmo modo, apresentar uma lição sobre mostrar amizade será inútil se você não cumprimenta e trata as crianças cordialmente. Mesmo depois de conhecermos o Senhor, devemos lutar com a nossa carne pecadora. Todos os dias, cada um de nós, até certo ponto, entram no “palco”. Tentamos nos apresentar como pessoas sempre verdadeiras, honesta, bondosa, generosas, confiáveis, todavia, às vezes esticamos a verdade, fazemos um comentário pouco bondoso, ficamos com algo que não é nosso, ou deixamos de cumprir uma promessa. Nos tornamos então divididos – hipócritas, usando máscaras. A integridade paira muito acima de nós, uma impossibilidade inacessível. Mas, não é.


Mantendo a Integridade Quando Você Falha


Mesmo quando agimos mal, podemos mostrar integridade sendo verdadeiros com Deus e conosco mesmos. Ser perfeito não é a chave para ser um individuo íntegro; a chave é prestar sempre contas a Deus. Quando falhar, admita. Trate com o seu pecado imediatamente. Confesse-o a Deus e, quando necessário, peça perdão a outros e faça restituição. A seguir perdoe a si mesmo e mantenha seu coração aberto para Deus. Ouça a promessa consoladora dele: ”Porque assim diz o Alto, Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15). Note que não há menção do “perfeito”. Em vez disso, nosso Deus misericordioso está procurando homens e mulheres que enfrentam humildemente o seu pecado com corações quebrantados. (Veja também Salmos 34.18/ Isaías 66.2)Você mostra integridade quando admite seu pecado a Deus. Ele já sabe – Vê você como é, quer goste disso ou não. Aprenda a encontrar alegria no total conhecimento que Ele tem de cada pensamento, palavra e ato seu. Deus o aceita e ama; Ele está disposto a trabalhar com você, sabendo exatamente quem é. Que realidade esplêndida! Quando Davi compreendeu essas tremendas verdades, ele gritou: ”Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho certo”. (Sl 139.23,24). Faça dessa a sua oração.


O Alvo da Integridade: Tornar-se Como Cristo .


Não seremos perfeitos até que alcançamos a eternidade, mas Deus quer que desejemos ser como o seu Filho. Ele próprio fará a obra em nós, transformando as nossas vidas cada vez mais, á medida que nos entregarmos a Ele.Vamos decidir praticar a integridade e guiar as crianças a fazerem o mesmo. Vamos pedir a Deus que nos torne professores cujas palavras sejam confiáveis. Os jovens corações irão então abrir-se para receber de nós as grandes verdades da Palavra de Deus.

Nenhum comentário: