sábado, 13 de setembro de 2008

Você tem um sonho?
“...porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Filipenses 2:13
Você tem um sonho? Quantas vezes não nos sentimos até mesmo frustrados por sonhos não realizados? Nossos sonhos não são o problema, o problema são os sonhos que somos forçados a ter.
Vivemos em uma sociedade e somos influênciados por ela. Esta sociedade mede a cada um de nós por nossas realizações, pelas coisas que fazemos. O mundo estabelece metas para nós, e nem sempre essas são as metas de Deus.
Se observarmos grandes líderes na história descobriremos que muitos deles terminaram suas vidas com um desejo não realizado. Se você medir sua vida pelas coisas que faz vai acabar frustrado e desanimado.
Deus está muito mais interessado no que você é e pode vir a ser. O desejo dele não é que você faça, mas que você seja. Se você for a pessoa que o Senhor quer ele fará com que você realize suas obras.
Você quer fazer coisas para o Pai? Ele também quer que façamos, mas é ele que opera em nós tanto o querer quanto o efetuar. Ele quer realizar nossos sonhos, todos eles, até mesmo os pequenos.
Às vezes pensamos que Deus não está interessado nas pequenas coisas, mas isso não é verdade. Só que os nossos sonhos têm que ser os sonhos de Deus.
Como saber se isso está acontecendo? Quando temos comunhão com o Senhor podemos perceber se nossos desejos estão de acordo com a vontade Dele. Então podemos crer que Ele irá realizá-los e irá nos usar.
Se observarmos a vida de grandes homens da Bíblia veremos que eles eram pessoas simples e imperfeitas, mas que tinham qualidades de caráter que Deus queria usar.
Abraão era simples, mas Deus viu nele alguém que o conhecia e buscava conhecê-lo ainda mais. Cada vez que o Senhor falava Abraão ouvia e obedecia humildemente. O desejo de Abraão era ter um filho, e ele o teve.
Jacó não foi rei nem líder. O que ele fez foi criar a sua família. Ele buscava uma esposa e se apaixonou por Raquel. Trabalhou 14 anos para poder casar-se com ela, cuidou de animais que nem ao menos eram dele.
Mas Deus viu persistência na vida de Jacó. Quando ele queria uma coisa ele ia atrás e conquistava. Ele lutou pelas bênçãos que quis (Gênesis 32:26) e as recebeu.
José foi escravo e prisioneiro, desde pequeno tinha a inimizade dos seus irmãos. Mas durante os anos em que passou na prisão ele não duvidou do que Deus lhe havia mostrado em sonhos. Ele era um homem reto e o Senhor pôde usar isso nele para transformá-lo no governador do Egito.
Moisés foi educado pela filha de faraó e na melhor época de sua vida foi obrigado a fugir para o deserto, onde passou 40 anos cuidando de ovelhas. Mas ele tinha a capacidade de ouvir a voz de Deus. Foi fiel e reconheceu quando o Senhor lhe estava falando.
Josué liderou o povo, mas antes disso ele era apenas um servo de Moisés. Quando ele finalmente chegou na terra prometida devia ter por volta de 70 anos de idade. Ele foi um dos espias que Moisés enviou à terra e confiou em Deus.
Deus pôde usar a confiança do coração de Josué. Ele cria que Deus era fiel e faria o que havia prometido.
Samuel era apenas um rapazinho em uma época em que ninguém falava de Deus. Foi chamado 3 vezes e atendeu à voz do Pai. Deus queria alguém que tivesse a simplicidade de uma criança para ouvir sua voz.
Davi era o mais insignificante entre seus irmãos. O que Deus viu nele? Ele não era perfeito, pecou em diversas ocasiões. A qualidade de Davi era se deixar quebrantar quando era repreendido.
Deus quer tirar nossos preconceitos e nosso espírito crítico. Ele quer que escutemos à sua voz, quer que busquemos conhecê-lo, que confiemos nele e sejamos simples de coração.
O seu sonho pode ser usado por Deus para abençoar pessoas. Ele quer fazer coisas grandes através da sua vida. Mas antes de tudo ele quer que você seja aquilo que ele planejou pra você. Basta que você se entregue completamente.

Nenhum comentário: