domingo, 14 de setembro de 2008

Davi e Golias

Objetivo: Confiar em Deus diante dos problemas.

Texto base: 1 Samuel 17: 1 - 57.
Versículo para as crianças: " Confia no Senhor de todo o seu coração." Provérbios 3: 5a.


Entrevista (idéia): Entrevistando o jovem Davi
Uma pessoa, devidamente vestida como Davi, entra na sala após a história para participar de uma série de perguntas que as crianças poderão fazer sobre a história de "Davi e Golias". Cada criança deve fazer uma pergunta por vez, podendo fazer novas perguntas depois. A pessoa trajada de "Davi" deve estar preparada para as perguntas das crianças, sendo simpática e receptiva. Após a sessão de perguntas, que demora o tempo que o professor achar necessário, o personagem fará uma oração com as crianças, falando sobre a confiança em Deus. Depois o personagem se despedirá das crianças sorridente. As crianças farão entao as atividades.

História:

Os filisteus e os israelitas estavam prontos para a guerra. Os filisteus estavam em uma colina e os israelitas em outra.
Um campeão chamado Golias apareceu do lado do acampamento dos filisteus. Ele tinha quase três metros de altura. Golias berrou para os israelitas:

"Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos".

Os israelitas estavam com muito medo. Por 40 dias Golias apareceu, todas as manhãs e todas as tardes, repetindo o mesmo desafio.
Os três irmãos mais velhos de Davi tinham seguido Saul para a guerra. Davi era o mais novo deles e tomava conta das ovelhas de seu pai.
Um dia seu pai disse:
"Leve estes pães para seus irmãos e veja como eles estão".

Davi chegou até o acampamento e foi até a linha de frente para ver seus irmãos. Enquanto Davi conversava com eles, Golias berrou seu desafio de costume. E Davi ouviu também.

"Mandem um homem e deixem nós dois lutarmos".
Davi disse a Saul:
"Vou lutar contra o gigante".
Saul respondeu:
"Você?" - E deu risada de Davi!
Mas Davi disse a Saul:
" Deus vai me livrar das mãos deste filisteu".
Davi escolheu 5 pedras lisas no riacho. Com o cajado de pastor e a funda nas mãos, Davi se aproximou de Golias. Golias olhou para Davi e percebeu que ele ainda era um menino. Ficou ofendido e disse a Davi:
"Será que sou um cachorro, para você me atacar com paus?"

Mas Davi disse a Saul:
"Já matei um leão e um urso. Deus vai me livrar das mãos deste filisteu".

Davi respondeu: "Você vem contra mim com espada e com escudo. Mas eu vou contra você no nome do Senhor Deus Todo Poderoso!"
Davi correu na direção de Golias. Ele pegou uma das pedras e atirou no seu inimigo. A pedra acertou bem no meio da testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Quando os filisteus viram que o herói deles estava morto, fugiram.

Então o povo de Deus ficou muito feliz e agradecido.
Davi venceu porque confiou em Deus.

- Oração com o Personagem Davi

Atividades:

Pintura a dedo: Pintar Davi em uma folha de sulfite ou cartolina branca.

Receita de tinta
Material: 1 litro de água; 1 xícara de chá de farinha ou maizena; 3 colheres de sopa de vinagre; anilina ou guache (diversas cores)

Como fazer: Misture bem a farinha e a água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até conseguir um mingau uniforme, não muito grosso. Deixe esfriar e junte o vinagre. Divida a massa em vidros, tipo de maionese, e acrescente a anilina ou o guache (uma cor em cada vidro).
Conserva-se bem por aproximadamente 1 mês se mantido bem fechado.

Para usar, distribua entre as crianças pedaços de cartolina ou sulfite. Retire a tinta do pote com uma colher e deixe-as desenhar com as mãos. Coloque os trabalhos para secar à sombra em um varal feito com barbante. Assim as crianças poderão visualisar suas criações.

Atividades 2:
Pintura ou colagem ( mais atividades na barra de navegação "Atividades")



Nenhum comentário: