sábado, 13 de setembro de 2008

Vida com propósito

Este artigo é dedicado a todos os jovens que, por algum motivo, acham que sua vida não tem sentido ou propósito.
O que é viver com propósito? Por que estamos aqui? Só para viver, estudar, trabalhar, conquistar coisas?
Nós não vamos descobrir o significado ou propósito das nossas vidas olhando para dentro de nós mesmos (certamente muitas pessoas já nos falaram para fazer isso: a verdade está dentro de você!).
Só que nós não nos criamos a nós mesmos. Logo, não temos condições de saber por que ou para que fomos criados. Somente o nosso Criador vai nos dar a resposta. Ele criou o nosso planeta e todas as coisas que estão nele. E ele fez isso com perfeição, sem nenhum detalhe que fosse esquecido. E sua mais completa criação somos nós! Ele caprichou bastante para nos fazer à sua imagem e semelhança.
Nós fomos feitos por Deus. Nós só existimos porque Deus quis, desejou que nós existíssemos. Enquanto a gente não compreende isso, nossas vidas nunca terão sentido. Nós ficaremos vagando de um lado para outro, a procura de respostas que nunca vão nos satisfazer.
Dizem que certo professor americano escreveu para 250 filósofos, cientistas e intelectuais de várias partes do mundo perguntando: “Qual o significado da sua vida?” Depois, ele publicou um livro com as respostas que recebeu. Muitos deram seus melhores palpites, outros admitiram ter apenas inventado um propósito e outros foram honestos o bastante para dizer que, sinceramente, não tinham a menor idéia. Não sabiam o significado ou propósito de suas vidas.
E onde é que encontramos as respostas que precisamos? Na Bíblia, claro! A Palavra de Deus nós dá todas as respostas para compreender a razão de estarmos aqui neste mundo. A Bíblia é o manual do ser humano. Tudo o que precisamos saber para ter uma vida feliz e produtiva está lá.
Certamente muitas pessoas pensam que sua vida é um acidente. Você olha para as coisas que acontecem e não entende nada. E você pergunta: “Por que essas coisas acontecem comigo?” Por que existem pessoas que vivem levando vantagem, fazendo um monte de coisas erradas e nunca se dão mal? Porque eu sou branco, por que eu sou negro, por que eu sou alto, por que eu sou baixo... Por que eu não tenho cabelo liso?
Tenha certeza: nem você e nem sua vida são um acidente. Seu nascimento não foi um erro. Mesmo que seus pais não tivessem planejado ter você, Deus certamente quis. Muito antes de você ser colocado na barriga da sua mãe, você já estava colocado nos pensamentos de Deus. E Deus já havia planejado toda a sua vida, todas as coisas pelas quais você iria passar. Se hoje você está aqui, é porque Deus quis que você estivesse.
Ah, claro: Deus também planejou todo o formato do seu corpo (até o seu nariz de coxinha...). Você é um modelo único e exclusivo de Deus. Não existe ninguém igual a você (nem se você tiver um irmão gêmeo). Deus lhe deu os talentos, os conhecimentos necessários para sua vida e seu crescimento na Terra. Ele escolheu também o país, o Estado e a região onde você iria nascer.
Vocês são jovens, estão conhecendo coisas novas em suas vidas. Certamente existem muitas dúvidas, muitos medos, muitas incertezas. A adolescência é um período diferente. Não somos mais crianças, mas também não somos adultos ainda. É uma transição. Nesse período, mais do que nunca, precisamos estar com nossos pensamentos voltados para Deus.
E como chegar até Ele?
Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.” Jesus é o caminho. É Ele quem nos leva ao Pai. Ninguém mais. Ele deve dirigir a sua vida. Vamos parar para pensar um pouco: O que está dirigindo nossas vidas hoje? Sejamos sinceros. É o futebol? A novela? A televisão? O vídeo game? O namorado? A namorada? O sorvete? O chocolate....
Tem gente que só se move por elogios, por reconhecimento. Se a gente não estiver lá na frente, brilhando que nem uma estrelinha, então nossa vida não vale nada. Será que isso é verdade? Será que Deus só se interessa, só ajuda, quem é inteligente, forte, bonito, alto, talentoso? Vejamos alguns exemplos:
Alguém conhece a história de Davi? Quem nunca leu, vale a pena. Está em I Samuel, a partir do capítulo 16. Ele era o caçula da sua família (eram oito filhos). Deveria ter uns 15 ou 16 anos. Pequeno, ruivo. Vivia pastoreando as ovelhas de seu pai (Jessé). Quando Deus mandou Samuel à casa de Jessé, disse que entre os filhos daquele homem estava o futuro rei de Israel. O profeta Samuel foi apresentado a todos os filhos que estavam na casa, todos altos, fortes e bonitos. Mas Deus lhe alertava: “Não está entre eles o que deve ser ungido”. Por fim, Jessé mandou chamar Davi, que estava no campo. E ele foi ungido com azeite. E conforme está escrito na Palavra, desde aquele dia, o Espírito do Senhor estava com Davi.
E por que Deus escolheu Davi? Que propósito teria?
Com o poder do Espírito de Deus, Davi realizou obras e conquistou vitórias em toda a sua vida. Uma vez, os israelitas estavam em guerra contra os filisteus. Os irmãos mais velhos de Davi estavam lutando sob o comando do rei Saul. Davi levava mantimentos para os irmãos no campo de batalha. Então um gigante filisteu, chamado Golias, ofendeu publicamente a Deus. Todavia, nenhum soldado israelita o desafiou para um duelo. O gigante apavorava pelo seu tamanho e pela sua força. Davi ficou muito ofendido e disse aos seus irmãos e demais soldados que estavam perto: “Que farão àquele homem? Quem é esse filisteu para afrontar os exércitos do Deus vivo?” E como ninguém se voluntariasse a enfrentar Golias, Davi pediu a Saul que lhe desse essa oportunidade.
O rei também não aconselhou que o garoto fizesse isso. Argumentou que lhe faltava experiência de batalha, enquanto Golias era reconhecidamente um guerreiro experiente e forte. Mas Davi convenceu o Rei. Dispensou a armadura e as armas que lhe ofereciam e, armado somente com uma funda (um tipo de estilingue) e algumas pedras recolhidas num ribeirão próximo, foi enfrentar o gigante Golias. Ao vê-lo, o gigante zombou dele e de Deus. Davi lhe disse: “Eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão e toda terra saberá que há Deus em Israel”. Girando a funda, derrubou o gigante com uma pedrada na testa e cortou-lhe a cabeça com sua própria espada.
Davi depois se tornaria Rei de Israel e reinaria por 40 anos. Antes disso, foi severamente perseguido por Saul. Durante seu reinado escreveu salmos belíssimos (recomendo que vocês leiam o Salmo 27). Seu filho Salomão foi o maior rei que Israel teve. O mais sábio e o mais justo.
Sabe quem nasceu da linhagem de Davi? Jesus. José, marido de Maria, era descendente de Davi. Precisamos falar mais algo dele?
Estão vendo como Deus não olha as aparências, mas sim o coração, as ações? Ele enxerga o que ninguém mais pode enxergar.
Deus não busca os perfeitos. Jesus deixou isso claro quando escolheu seus 12 discípulos. Eles eram diferentes uns dos outros. Em sua maioria eram pescadores, pessoas de pouca cultura. Talvez o mais culto e preparado deles tenha sido Judas, mas foi justamente esse quem traiu Jesus. Pedro era uma pessoa explosiva (chegou a cortar a orelha de um soldado na noite em que prenderam Jesus) e medrosa (negou Jesus três vezes naquela mesma noite). Mas quando o Espírito Santo de Deus passou a agir nele, vejam quantas coisas ele fez, como ele cresceu na Fé. João era o mais jovem e tinha um temperamento egoísta e nervoso. Tornou-se o discípulo muito amado de Jesus (tanto que Ele lhe pediu que cuidasse de sua mãe, Maria). Pedro e João fizeram até um aleijado andar. Saulo de Tarso, depois Paulo, era um homem culto, conhecedor da Lei, mas foi um grande perseguidor dos Cristãos. Aprovou a morte de Estevão por apedrejamento. Mas Deus tinha um propósito para a vida dele. Depois de um encontro com Jesus (quando ficou cego por três dias), converteu-se ao Cristianismo e tornou-se o maior dos discípulos de Jesus (embora se considerasse o menor de todos – Paulo significa Pequeno).
Recomendo que vocês leiam Atos dos Apóstolos, é lindo ver o Poder de Deus trabalhando nessas vidas.
Moisés era gago e assassino (havia matado um soldado do faraó) e Deus o usou para tirar seu povo do Egito. Abraão era medroso, mentiu para preservar sua vida no Egito, no entanto Deus o transformou em pai de muitas nações, a partir de um ato de Fé (não se negou a oferecer seu filho Isaac em sacrifício a Deus).
No que nós somos diferentes desses homens e mulheres que estão na Bíblia? Será que o Deus que os conduziu não está conosco? É claro que está! Basta que entreguemos nossas vidas, nossas preocupações a Ele. Basta que nos coloquemos à disposição Dele para trabalhar na sua obra, onde quer que ele determine. Para nossa vida ter propósito, precisamos ter espírito e coração de servo. E ser servo significa pensar mais nos outros que em nós mesmos.
Jesus afirmou em Marcos 9, quando percebeu que seus discípulos discutiam entre si quem seria o maior entre eles: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos.”(versículo 35). O próprio Jesus afirmava ter vindo ao mundo para servir e não para ser servido. Chegou ao ponto de lavar os pés dos discípulos durante a última ceia. Ele deu o exemplo.
Todo serviço feito por amor a Deus e a seu Filho Jesus Cristo não é em vão, por mais simples que possa parecer. Jesus mediu a grandeza das pessoas em termos de serviço e não pela posição social delas. Deus avalia nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos e não pela quantidade de pessoas que nos servem. Não é preciso fazer grandes coisas para agradar a Deus. Muitas vezes são as coisas mais simples e insignificantes que mais alegram o coração de Deus.
Muitas pessoas querem fazer grandes coisas para Deus. Querem estar comandando louvor na Igreja, querem reger o Coral, querem tocar no púlpito, querem pregar. Mas quase ninguém se habilita a cuidar de crianças no berçário, limpar a igreja após o culto, desmontar os equipamentos de som, visitar um hospital, trabalhar na cantina, no bazar, etc... Não se preocupem em estar nos locais onde os homens podem ver. Isso não é importante. Deus está em todo o lugar. Ele vê tudo, ele sabe de tudo (inclusive o que está sendo feito escondido). Deus certamente nos recompensará pelas nossas ações (mesmo por aquelas que os homens não vêem ou não dão importância).
Deus gosta de usar pessoas fracas. Todos nós temos fraquezas, independente da nossa idade, da nossa cultura. Ninguém está livre de cometer erros. O importante é reconhecê-los perante Deus, pedir perdão e colocar-se novamente a serviço do Senhor. Davi, de quem falamos há pouco cometeu erros durante seu reinado. Ele propositalmente mandou um amigo para frente de batalha, para ficar com a mulher dele. Caindo em si, chorou amargamente e pediu perdão a Deus. E Deus o ouviu. O que poderia ser uma maldição acabou se tornando uma bênção. Com essa mulher, Betseba, Davi teve outro filho, Salomão – que se tornaria o maior rei de Israel.
Não fiquem tristes quando as coisas não acontecerem do jeito e na hora que vocês quiserem. O tempo de Deus é diferente do nosso. Muitas vezes na minha vida eu quis tomar o comando do barco e seguir meu próprio destino. Deus até permitiu que eu fizesse isso. Muitas vezes eu quebrei a cara. Me dei mal. Deus me permitiu passar por muitas situações para me ensinar o que era certo. Temos que deixar Jesus comandar o barco da nossa vida. Com ele no barco, a tempestade não vai nos amedrontar, as ondas não vão nos fazer afundar e nós vamos andar sobre as águas.
Os que não agem corretamente, mentem, enganam, roubam , zombam de Deus e humilham os que a Ele servem, agem como Golias. Confiam na sua força, na sua experiência, no seu tamanho, nos seus deuses e, mais cedo ou mais tarde, vão levar uma pedrada na cabeça. Vão cair, não tenham dúvida.
Orem por seus pais, por seus irmãos, por seus amigos. Peçam a Deus perdão pelas coisas erradas que vocês tiverem feito pela falta de paciência, por pensamentos errados. Comprometam-se em não repetir esses erros. Peçam a Deus que levante missionários para levar sua Palavra aos lugares mais distantes da Terra. Alegrem-se sempre no Senhor, não importa as dificuldades. Vivam cada dia de maneira positiva, alegre e produtiva. Aprendam a servir, sem esperar nada em troca.
Tenham, enfim, uma vida com propósito!

Nenhum comentário: