domingo, 14 de setembro de 2008

Jonas, o Fujão

Objetivo: Ensinar que devemos ser obedientes


Texto base: Jonas capítulo 1 a 4

Versículo para memorizar: "Na minha angústia clamei ao Senhor e ele me respondeu; do ventre do abismo gritei, e tu ouviste a minha voz." Jonas 2:2.
(versão fácil): "Eu chamei por Deus quando estava triste; ele me ouviu e me respondeu."

Conversando com as crianças:
Quando seus pais mandam você fazer alguma coisa, você obedece
na hora? Às vezes é difícil obedecer na primeira vez. Talvez você tenha uma outra coisa que quer fazer primeiro; talvez você acha que o trabalho que eles pediram para você fazer pode esperar por um ou dois minutos; ou talvez você simplesmente não quer faze-la. Se esperar, você está pedindo problemas. É melhor fazer na hora o que eles mandaram; isto é agradável a Deus. Hoje, vamos aprender sobre um homem que tentou fugir de Deus quando não queria obedecê-lo e assim enfrentou grandes problemas.

História Bíblica

Certo dia Deus disse a Jonas: Se arrume e vá na cidade de Nínive falar com os moradores de lá, porque a maldade daquela gente não me agrada nem um pouco. Jonas se aprontou, mas para fugir de Deus, indo na direção contraria. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava indo para outro lugar.

Pagou a passagem e embarcou para tentar se esconder de Deus. Mas Deus sabe de todas as coisas e mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão violenta, que o navio estava em perigo. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo. O capitão do navio o encontrou ali e disse: Como é que você está ai dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer. Os marinheiros disseram uns aos outros: Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo.

Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado. Então lhe perguntaram: Quem é o culpado
de tudo isto? O que você está fazendo aqui? Eu sou hebreu – respondeu Jonas – e adoro a Deus, o Deus do céu que fez o mar e a terra. Em seguida Jonas contou que estava fugindo de Deus. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram: Veja só o que você fez! A tempestade piorava cada vez mais, e os marinheiros perguntaram a Jonas: Que devemos fazer com você para que o mar se acalme? Jonas respondeu: Se vocês me joguarem no mar, ele ficará calmo, pois eu seu que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês. Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia; porém não conseguiam nada.
Então oraram bem alto, assim:
Ó Deus, não nos castigue com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Em seguida os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se aca
lmou.
Eles ficaram com tanto medo do Deus Eterno, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas.
Deus ordenou que um grande peixe engolisse Jonas. E ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. Então Jonas, de dentro do peixe, orou a Deus.
Então Deus mandou o peixe vo
mitar Jonas na praia.
Pela segunda vez Deus disse a Jonas:
Apronte-se, vá a cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.
Jonas se apontou e foi a Nínive como o Deus havia ordenado, e então começou a anunciar: Dentro de quarenta dias Nínive será destruída se o povo continuar sendo mal. Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um devia jejuar para mostrar que estavam arrependidos de seus pecados.

Deus viu o que eles fize
ram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então mudou de idéia e não castigou a cidade como havia dito.


Lição Pratica:
Converse com as crianças sobre a importância de obedecer na hora:



  • Você acha melhor obedecer na hora ou esperar um pouquinho?

  • Você acha que quando você obedece a primeira vez seus pais ficam contentes? Por que?

  • Seus pais ficam nervosos quando têm que mandar você muitas vezes para fazer alguma coisa?
Perguntas:
  • Para onde Jonas foi mandado ir?

  • O que Jonas fez?

  • O que aconteceu a Jonas no mar?

  • E depois, ele obedeceu?


Atividades



Nenhum comentário: