LIÇÕES OU TEXTOS
Por Maria Madalena de França, Coordenadora Regional e Nilson Robert Lima Pinheiro, secretário da Coordenação Regional de Trabalho com Crianças da 5ª Região Eclesiástica
Esta proposta é composta de lições ou textos bíblicos que mostram as situações do primeiro século, quando os seguidores e seguidoras de Cristo seguiam Sua ordem de levar o Evangelho a todas as pessoas que ainda não O conheciam. Cada lição ou texto aborda uma situação diferente, mas com um traço comum: mostrar Cristo como missionário. Esses conteúdos poderão ser aplicados a cada domingo na Escola Dominical ou nos cultos infantis, até o dia do levantamento da Oferta Missionária Nacional.
Apresentar Jesus às outras pessoas é uma experiência que a criança vê e aprende com quem a rodeia. Ela pode compartilhar Cristo contando uma história, ensinando um cântico ou um verso bíblico, orando pelos missionários e missionárias e dando ofertas para o sustento de missões. Se lhe são oferecidas oportunidades, as crianças sentirão prazer e alegria em participar dessa obra.
Apresentar Jesus às outras pessoas é uma experiência que a criança vê e aprende com quem a rodeia. Ela pode compartilhar Cristo contando uma história, ensinando um cântico ou um verso bíblico, orando pelos missionários e missionárias e dando ofertas para o sustento de missões. Se lhe são oferecidas oportunidades, as crianças sentirão prazer e alegria em participar dessa obra.
OBJETIVO DA PROPOSTA
Por meio de exemplos bíblicos, a criança será conduzida a entender o que é ser uma pessoa missionária, de modo a sentir-se estimulada a agir dessa forma.
O missionário Filipe
Objetivo: As crianças, sendo capazes de dizer o que Filipe fez ao homem da carruagem, perceberão que é importante que todas as pessoas conheçam Jesus e vão querer participar dessa missão.
Estratégias: Faça uma ilustração do versículo de Marcos 16.15, da seguinte maneira: Recorte seis retângulos de cartolina de mesmo tamanho e cores diferentes. Escreva no primeiro a palavra IDE; no outro, PREGAI e no terceiro MARCOS 16.15. Nos outros três retângulos, cole as figuras de um globo, uma Bíblia aberta e de vários rostos ou silhuetas de pessoas. Para ensinar o versículo, alterne palavras e figuras.
Atividades em Cantinhos:
1. Cantinho da Música: Ensine o cântico conversando com elas sobre a letra do mesmo e sua relação com o que irão aprender na lição ou texto. Incentive as crianças a fazer um painel desenhando, colando gravuras ou usando outra forma que quiserem para ilustrar o cântico.
2. Cantinho dos Jogos: Providencie revistas usadas ou gravuras de pessoas demonstrando gestos de amor: orando, ajudando, repartindo, crianças brincando juntas, abraçando, etc. Cole as gravuras em papel-cartão, recortando-as em vários pedaços de formatos diferentes para produzir quebra-cabeças. Enquanto vocês montam as figuras, converse com as crianças, estabelecendo a relação com o texto bíblico aplicado.
3. Cantinho das artes: Mural Missionário - Prenda à parede uma longa tira de papel. Distribua com as crianças várias gravuras de homens e mulheres que são missionários metodistas. Cole essas gravuras e embaixo delas escreva com as crianças as atividades desenvolvidas por eles, onde moram, o que fazem no dia-a-dia, seus endereços.
4. Correio Missionário: Ao longo da Campanha, mantenha contato com os missionários e missionárias listados no Cantinho das Artes. Juntamente com as crianças, escreva cartas ou produza desenhos para serem enviados. Quando chegarem as respostas, faça a leitura das cartas na sala.
5. Cantinho do Lar: Oriente as crianças a guardar algumas moedas durante a semana e a depositar em um cofre, que poderá ser confeccionado no cantinho das artes. Assim, no dia da entrega oficial da oferta, elas poderão trazer sua contribuição à igreja. As crianças poderão ainda encenar a visita de u m missionário ou missionária a uma família que não conhece Jesus. Podem criar uma situação de culto doméstico, na qual o assunto sejam as missões e orações por missionários e missionárias.
6. Painel Missionário: Para decorar o seu cantinho prepare um painel missionário com letras grandes na parte superior, formando a frase:
Por meio de exemplos bíblicos, a criança será conduzida a entender o que é ser uma pessoa missionária, de modo a sentir-se estimulada a agir dessa forma.
O missionário Filipe
Objetivo: As crianças, sendo capazes de dizer o que Filipe fez ao homem da carruagem, perceberão que é importante que todas as pessoas conheçam Jesus e vão querer participar dessa missão.
Estratégias: Faça uma ilustração do versículo de Marcos 16.15, da seguinte maneira: Recorte seis retângulos de cartolina de mesmo tamanho e cores diferentes. Escreva no primeiro a palavra IDE; no outro, PREGAI e no terceiro MARCOS 16.15. Nos outros três retângulos, cole as figuras de um globo, uma Bíblia aberta e de vários rostos ou silhuetas de pessoas. Para ensinar o versículo, alterne palavras e figuras.
Atividades em Cantinhos:
1. Cantinho da Música: Ensine o cântico conversando com elas sobre a letra do mesmo e sua relação com o que irão aprender na lição ou texto. Incentive as crianças a fazer um painel desenhando, colando gravuras ou usando outra forma que quiserem para ilustrar o cântico.
2. Cantinho dos Jogos: Providencie revistas usadas ou gravuras de pessoas demonstrando gestos de amor: orando, ajudando, repartindo, crianças brincando juntas, abraçando, etc. Cole as gravuras em papel-cartão, recortando-as em vários pedaços de formatos diferentes para produzir quebra-cabeças. Enquanto vocês montam as figuras, converse com as crianças, estabelecendo a relação com o texto bíblico aplicado.
3. Cantinho das artes: Mural Missionário - Prenda à parede uma longa tira de papel. Distribua com as crianças várias gravuras de homens e mulheres que são missionários metodistas. Cole essas gravuras e embaixo delas escreva com as crianças as atividades desenvolvidas por eles, onde moram, o que fazem no dia-a-dia, seus endereços.
4. Correio Missionário: Ao longo da Campanha, mantenha contato com os missionários e missionárias listados no Cantinho das Artes. Juntamente com as crianças, escreva cartas ou produza desenhos para serem enviados. Quando chegarem as respostas, faça a leitura das cartas na sala.
5. Cantinho do Lar: Oriente as crianças a guardar algumas moedas durante a semana e a depositar em um cofre, que poderá ser confeccionado no cantinho das artes. Assim, no dia da entrega oficial da oferta, elas poderão trazer sua contribuição à igreja. As crianças poderão ainda encenar a visita de u m missionário ou missionária a uma família que não conhece Jesus. Podem criar uma situação de culto doméstico, na qual o assunto sejam as missões e orações por missionários e missionárias.
6. Painel Missionário: Para decorar o seu cantinho prepare um painel missionário com letras grandes na parte superior, formando a frase:
OFERTA MISSIONÁRIA
Complete o painel:
a) foto dos missionários
b) espaço para colocar o alvo da oferta
c) mapa dos campos a serem beneficiados com esta oferta
d) espaço para colocar assuntos de oração e cartas missionárias
e) bandeiras dos Estados que terão seus campos beneficiados.
Complete o painel:
a) foto dos missionários
b) espaço para colocar o alvo da oferta
c) mapa dos campos a serem beneficiados com esta oferta
d) espaço para colocar assuntos de oração e cartas missionárias
e) bandeiras dos Estados que terão seus campos beneficiados.
Sugestões de conteúdos para a confecção do cantinho missionário:
- Mural Missionário
- Painel de missão com a Região em destaque que receberá a oferta
missionária
- Cofre missionário e cofre individual
- Biografia dos missionários e missio-nárias (colocar os livros em uma mala)
- Cânticos missionários
- Correio missionário
- Certificado de Adoção Missionária (a criança, ao final da campanha, receberá um certificado de que sua oferta ajudou alguém na missão)
- Cofre: Cada sala ou classe dominical receberá um cofre confeccionado pelo Departamento de Crianças, para receber as ofertas da Escola Dominical. Ou cada criança confeccionará o seu próprio cofre, com ajuda do seu professor ou professora, para que seja levado para casa. Ao final da campanha, todas as crianças trazem seus cofres para ofertar.
Confecção do cofre:
Material: 1 balão (bexiga)
1 jornal ou folhas coloridas ou revistas
1 tubo de cola branca
tinta para colorir
Modo de fazer: encher o balão ou bexiga em tamanho de sua escolha. Picotar o jornal velho e colá-lo em diferentes tamanhos sobre o balão cheio. Deixar secar e estourar o balão que ficou dentro com uma agulha. Decorar o cofre usando a criatividade. Deixe um picote para a entrada das moedas.
- Mural Missionário
- Painel de missão com a Região em destaque que receberá a oferta
missionária
- Cofre missionário e cofre individual
- Biografia dos missionários e missio-nárias (colocar os livros em uma mala)
- Cânticos missionários
- Correio missionário
- Certificado de Adoção Missionária (a criança, ao final da campanha, receberá um certificado de que sua oferta ajudou alguém na missão)
- Cofre: Cada sala ou classe dominical receberá um cofre confeccionado pelo Departamento de Crianças, para receber as ofertas da Escola Dominical. Ou cada criança confeccionará o seu próprio cofre, com ajuda do seu professor ou professora, para que seja levado para casa. Ao final da campanha, todas as crianças trazem seus cofres para ofertar.
Confecção do cofre:
Material: 1 balão (bexiga)
1 jornal ou folhas coloridas ou revistas
1 tubo de cola branca
tinta para colorir
Modo de fazer: encher o balão ou bexiga em tamanho de sua escolha. Picotar o jornal velho e colá-lo em diferentes tamanhos sobre o balão cheio. Deixar secar e estourar o balão que ficou dentro com uma agulha. Decorar o cofre usando a criatividade. Deixe um picote para a entrada das moedas.
Missionários Corajosos
Objetivo: As crianças entenderão que Deus espera de nós a coragem para falar de Jesus e desejarão falar sobre Jesus a um de seus amigos ou amigas.
Estratégias: Separe fotos de missionários e missionárias e informações sobre aspectos de seu trabalho,fazendo com elas um mural no local da reunião.
Estratégias: Separe fotos de missionários e missionárias e informações sobre aspectos de seu trabalho,fazendo com elas um mural no local da reunião.
Atividades em Cantinhos:
1. Cantinho da Música: Ensine o cântico conversando com elas sobre a letra do mesmo e sua relação com o que irão aprender na lição. Incentive as crianças a fazer um painel desenhando, colando gravuras ou usando outra forma que quiserem, para ilustrar o cântico.
2. Cantinho dos Jogos: Usando blocos de madeira ou materiais de sucatas, recortes de figuras de pessoas (com um apoio inferior para que fiquem em pé) e brinquedos sobre meios de transporte (carrinhos, cavalos, barcos, etc.), as crianças devem ser incentivadas a construir os caminhos por onde os missionários e missionárias passam para falar de Jesus.
3. Cantinho dos livros: O professor ou professora escolherá livros biográficos sobre pessoas que atuaram missionariamente. Providenciar um tapete e almofadas para um cantinho em sua sala ou a mala de leituras à qual as crianças tenham acesso ao final das atividades.
Oração por um missionário
Objetivo: As crianças entenderão o que é um missionário e saberão que podem e devem orar por esses homens e mulheres. Estratégias: Separe faixas com os nomes de missionários e missionárias da Bíblia, como: Pedro, Paulo, Filipe, Barnabé, João, André, Febe, Priscila, Trifena, Trifosa, etc. Coloque-os no mural feito na semana passada e discuta sobre os missionários e missionárias atuais e de antigamente.
2. Cantinho dos Jogos: Usando blocos de madeira ou materiais de sucatas, recortes de figuras de pessoas (com um apoio inferior para que fiquem em pé) e brinquedos sobre meios de transporte (carrinhos, cavalos, barcos, etc.), as crianças devem ser incentivadas a construir os caminhos por onde os missionários e missionárias passam para falar de Jesus.
3. Cantinho dos livros: O professor ou professora escolherá livros biográficos sobre pessoas que atuaram missionariamente. Providenciar um tapete e almofadas para um cantinho em sua sala ou a mala de leituras à qual as crianças tenham acesso ao final das atividades.
Oração por um missionário
Objetivo: As crianças entenderão o que é um missionário e saberão que podem e devem orar por esses homens e mulheres. Estratégias: Separe faixas com os nomes de missionários e missionárias da Bíblia, como: Pedro, Paulo, Filipe, Barnabé, João, André, Febe, Priscila, Trifena, Trifosa, etc. Coloque-os no mural feito na semana passada e discuta sobre os missionários e missionárias atuais e de antigamente.
Uma igreja missionária
Objetivo: A criança entenda que a oferta missionária é necessária aos campos de missões, e verá a si mesma como parte integrante desta campanha. Assim, estará despertada para manter-se informada e informará a igreja sobre o uso das ofertas.
Estratégias: Sendo este o dia oficial de entrega da oferta missionária, prepare as crianças para que, em uma rápida apresentação (no culto ou encerramento da Escola Dominical), demonstrem tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo da campanha. Crie grupos para realizarem um processional de entrada, para apresentar os murais feitos por elas. Prepare cofres bem criativos e entregue-os a cada classe da Escola Dominical. Amplie as fotos dos missionários e missionárias e faça um desfile apresentando as Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista. Cante com a igreja as músicas aprendidas e não deixe de divulgar nossos CDs.
Estratégias: Sendo este o dia oficial de entrega da oferta missionária, prepare as crianças para que, em uma rápida apresentação (no culto ou encerramento da Escola Dominical), demonstrem tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo da campanha. Crie grupos para realizarem um processional de entrada, para apresentar os murais feitos por elas. Prepare cofres bem criativos e entregue-os a cada classe da Escola Dominical. Amplie as fotos dos missionários e missionárias e faça um desfile apresentando as Regiões Eclesiásticas da Igreja Metodista. Cante com a igreja as músicas aprendidas e não deixe de divulgar nossos CDs.
Bibliografia:
CUNHA, Nilse Helena Silva. Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos.
Revista Caminhando EBD. São Paulo, Juerp, Ano 1, 1º trimestre.
ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização de ludopedagogia. Petrópolis: Vozes,1987.
Apoio: Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
CUNHA, Nilse Helena Silva. Brinquedo, desafio e descoberta: subsídios para utilização e confecção de brinquedos.
Revista Caminhando EBD. São Paulo, Juerp, Ano 1, 1º trimestre.
ANTUNES, Celso. Manual de técnicas de dinâmica de grupo, de sensibilização de ludopedagogia. Petrópolis: Vozes,1987.
Apoio: Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário