sábado, 6 de setembro de 2008

SOBRE MISSÕES


___ COMO ELABORAR UM PLANO DE MISSÕES __
para o Departamento Infantil
Em primeiro lugar, possua visão missionária antes de transmití-la aos alunos.
Aumente a sua visão. Conheça organizações missionárias e seus respectivos obreiros.
Assista à Conferências e reuniões missionárias.
Corresponda-se com missionários.
Leia biografias de missionários.
Contribua sistematicamente para a obra missionária.
Possua uma boa biblioteca sobre missões.

PLANEJAMENTO
1. Planeje seu programa missionário de antemão, para o ano todo.
2. Escolha quais os países a serem estudados e os missionários a serem ajudados.
3. Escolha quais as histórias missionárias a serem usadas na classe. Adquira-as.
4. Adquira um mapa mundi e mapas dos países a serem estudados.
5. Ensine diversos cânticos missionários durante o ano.
6. Faça um grande mapa mundi, afixando um retrato do missionário sobre ou perto da parte do mundo onde trabalha. Fixe na sala do Departamento Infantil.
7. Ensine um versículo missionário por mês (com recursos visuais).
8. Planeje um culto missionário por mês (de acordo com os recursos do Departamento Infantil).
9. Peça ajuda das senhoras da Igreja para confeccionarem bandeiras em tecido dos países que vão ser abordados.
10. Colecione revistas que mostram figuras de outros países. Ex: "Geográfica e Viajar


_________ ATIVIDADES _________
para colocarmos nas nossas crianças um coração missionário
1. Incluir dentro de seu programa de ensino bíblico, temas sobre grandes missionários: Abraão, Jonas, O Apóstolo Paulo, Hudson Taylor, Amy Carmichael, O Piloto das Selvas e A Vida de Willian carey (aplica-se este tipo de ensino à crianças a partir de 7 anos).
2. Organizar cultos missionários uma vez por mês com crianças, dando enfoque a um determinado país.
3. Levar um missionário ao Departamento Infantil para que as crianças possam entrevistá-lo (a partir de 5 anos).

4. Motivar as crianças a escrever para os missionários: Dia do aniversário do missionário, Natal, Dia dos pais e das mães. Troca de cartas com crianças do país onde o missionário trabalha.

_____ COMIDAS TÍPICAS ________ COMO ENSINAR VERSÍCULOS BÍBLICOS ___
sobre missões através de jogos

A Palavra de Deus é viva e poderosa - é a história escrita da Palavra Viva!
A Palavra de Deus nos traz boas notícias a serem contadas para todas as pessoas, desde os nossos vizinhos até aos povos mais distantes. É o guia indispensável de missões pelo mundo a fora. Não há nada mais importante para as crianças do que guardar essa Palavra em seus corações!
Esta seção começa com o tema bíblico - A Grande Comissão. Como essa é a base para toda a atividade missionária, seria um lembrete eficaz colocá-lo num local onde fosse visto facilmente. Faça referências a essa passagem com freqüência para ajudar as crianças a fazer a conecção entre a palavra de Deus e a ênfase no trabalho missionário.
Também há uma seleção de versículos bíblicos listados em ordem do mais simples ao mais complexo. Escolha memorizar ou a passagem bíblica "tema" ou a série de versículos diários. Tenha isso como hábito, fazendo parte de seu programa. Faça um cartaz com a passagem bíblica ou o versículo a ser memorizado em largas e claras letras. Isso ajudará as crianças durante o jogo diário - "Momento de Memorizar", fazendo com que lembrem melhor o versículo.

I. Passagem Bíblica:
Tema: Mateus 28:18-20

II. Versículos bíblicos para memorizar:
Esses versículos estão listados em ordem, do mais simples ao mais complexo, para ajudá-lo a escolher o mais apropriado para o seu grupo.
Mateus 28:19
Marcos 16:15
Atos 22:15
Isaías 43:10
Salmos 108:3
Romanos 1:16
Deuteronômio 15:11
I João 4:14, 15
João 3:16
Atos 1:8

III - Jogos
Aqui estão alguns jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o "Momento de Memorizar" durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!
Para conhecer os jogos, clique nos links abaixo:
1. Acerte com o saco do feijão (idade: primário)
2. Repita o que eu digo (idade: todas)
3. Passe a palavra (idade:todas)
4. Faça um gesto (idade: todas)
5. Escrito no espelho (Idade: primário)
6. Junte-se a mim (idade: primário)
7. Chamando você (idade: todas)


___ ACERTE O SACO DO FEIJÃO ___

Idade: Primário Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão. Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. espalhe essas folhas misturadas no chão. JOGO As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.

___ REPITA O QUE EU DIGO ___

Idade: Todas Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico. Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização. JOGO Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem. Pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três, etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.

___ PASSE A PALAVRA ___
Idade: Todas Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música. Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo. JOGO Coloque as crianças sentadas em círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
___ PASSE A PALAVRA ___
Idade: Todas Materiais: Cartões de índice, pincel atômico, rádio com fita cassete ou cd para música. Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se o verso for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo. JOGO Coloque as crianças sentadas em círculos e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, elas vão passando os cartões para a criança ao lado. Quando a música pára, as crianças que estiverem segurando o cartão lêem o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.

ESCRITO NO ESPELHO ___

Idade: Primário Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, lápis, pincel atômico. Preparação: Escreva cada palavra do versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com o pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças). JOGO Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra "decodificada" que conseguiu ler, colocando os versos em ordem.

JUNTE-SE A MIM ___

Idade: Primário Materiais: Cartões de índice, pincel atômico. Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças). JOGO Sente-se no chão de frente para o grupo. Posicione os cartões no chão atrás de você. Segure um cartão em cada mão, coloque suas mãos atrás das costas. Convide uma criança a escolher um dos cartões em suas mãos, dizendo "o da direita" ou "o da esquerda". Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuídos, as crianças que estiverem com os cartões organizando-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
___ CHAMANDO VOCÊ ___

Idade: Todas Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartoina e pincel atômico. Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local bem visível. JOGO Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então peça um voluntário para vendar os olhos. A criança vendada conta até dez enquanto os outros circulam em volta abrindo espaço. A criança vendada fala alto a primeira parte do versículo (por exemplo: "Ide por todo o mundo" se o verso for Marcos 16:15). Outra criança estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover), em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda (parada) deve responder recitando a segunda parte. Quando finalmente ela é encontrada, a que estava parada recebe a venda e a brincadeira continua.

Nenhum comentário: